Considera justo o sistema ADSE na medida em que bonifica funcionários públicos em detrimento dos utentes do SNS, isto é, da larguíssima maioria dos Portugueses?
Obrigado.
O sistema ADSE é um sistema de seguro, inteiramente financiado pelos
descontos dos vencimentos dos beneficiários. Estes descontos acrescem aos que os
beneficiários pagam de impostos, como todos os portugueses. Existe assim uma questão de
justiça. Mas devia explicar-se melhor o que é a ADSE e discutir a questão em conjunto com as
questões da saúde em geral.
Supondo que a legalização das drogas leves é aprovada e supondo que a iniciativa privada poderia entrar na produção das mesmas, pensa que a Fundação Champalimaud poderia ser parte do processo e contribuir de alguma maneira?
Dra. Leonor Beleza foi Secretária de Estado da PCM, Ministra da Saúde e atualmente está como Presidente da Fundação Champalimaud. Conhece, por isso, o que envolve o trabalho político e administrativo na pasta da saúde. Gostaria de lhe perguntar quais considera as reformas necessárias nesta área para aliar a tecnologia e cuidado médicos acessíveis a todos, bem como se concorda com uma delegação de competências na saúde, aos municípios ou distritos.
As condições de trabalho são muito contestadas pelos profissionais de saúde, o que já não é propriamente uma situação recente. Aliás, 52 médicos, diretores de serviço, apresentaram, recentemente, demissão coletiva como forma de revolta. Porque é que ainda não se fez o investimento necessário no setor da saúde que já é tão requerido há tanto tempo?
Sabendo o grande sucesso de trabalho da Fundação Champalimaud, gostava de perguntar qual é o segredo para esse sucesso e qual a sua perspectiva de futuro na aposta do Governo na oncologia?
613 vagas para médicos no SNS e apenas 487 concorrentes, de 110 vagas para médicos de Medicina Geral e Familiar foram preenchidas 87. Como é que nos permitimos a perder médicos com a clara falta que existe nos hospitais? O que é que está a ser feito mal e o que preciso de ser feito?
A falta de soluções da tutela e da administração hospitalar levou a que ontem, dia 5 de setembro, houvesse uma demissão de 52 diretores do hospital de Gaia. De que forma é ameaçado o setor público da saúde, com estas ocorrências diárias de falta de gestão pública hospitalar?
O primeiro centro de investigação e tratamento de cancro do pâncreas erá nascer em Portugal, resultante de um projeto da Fundação Champalimaud. Sendo este tipo de cancro um dos mais mortais e com menor taxa de terapêutica com sucesso, considera como objetivo deste centro o foco do prolongamento do tempo de vida com qualidade dos doentes ou ambiciona a cura da patologia a partir de terapias de nova geração?