O dia de sexta-feira começou com a aula do Deputado Paulo Rangel, onde o tema: “O que passa com a Europa” permitiu aos alunos da Universidade de Verão adquirir conhecimento em diferentes matérias, tais como, o enquadramento da política europeia, a relação entre a União Europeia e os EUA, o Brexit, a emigração, entre outros.
No quarto dia da 16ª edição da Universidade de Verão a aula da manhã contou com a participação do Dr. José Ribeiro e Castro e do Prof. Doutor Pedro Magalhães. No debate com o tema “Círculos Uninominais: Sim ou Não ?”
A parte de trás do CV do orador com linhas para podermos tomar nota das suas intervenções e poupar mais papel.
Da mesma forma, reduzir o número de envelopes: as várias folhas do dia serem-nos entregues no mesmo envelope.
Resposta de Carlos Coelho:
Olá Rita, Guilherme e José Carlos,
Muito obrigado pelas vossas sugestões. Trata-se da crítica mais comum em anteriores edições :)
Temos aumentado, porém, as possibilidades das participações serem feitas por via digital (apenas o “aprendi que” e a “avaliação do tema” têm de ser obrigatoriamente em papel).
A verdade é que diversos colegas vossos usam o papel para fazer perguntas à distância, assinalar citações, entre outras participações. Portanto, há quem continue a usar o papel em vez do digital.
Poderão dizer que se tirarmos o papel estimulamos a utilização do online, mas corremos o risco de diminuir a participação na UV.
Este ano, a área com menor participação (2 sugestões, ambas do Pedro Taborda) é exactamente o Dicionário de Cidadania a que não corresponde nenhum impresso.
Quanto aos envelopes, para além de alguns pormenores úteis da organização … nós também temos os nossos segredos ;) … a verdade é que temos de preparar tudo com antecedência. O ritmo da UV não permite que o façamos durante a semana. E a única forma de o conseguirmos é ter tudo pronto para toda a semana antes da UV começar.
Mas creio que estamos todos sintonizados relativamente à mesma preocupação: gastar menos papel (ainda que tenhamos na UV um sistema de recolha de papel para para reciclagem).
CC
ACHEI CURIOSO
Miguel Vitorino de Morais Achei muito inteligente que na primeira edição do YOU JUV, o grupo Bege se tenha lembrado de entrevistar o nosso grande Reitor Carlos Coelho, os meus sinceros parabéns. 05-09-2018 | 14:39
Gustavo Ambrósio Não achei curioso, achei fabuloso, que à ausência do dirigente Espanhol José Ignacio Salafranca, a direcção da UV prefira dispensar o eurodeputado a atrasar ou alterar o horário agendado com os seus alunos. mostra a quem é que a UV é direccionada e quais são as suas prioridades e um respeito tremendo para com os seus alunos categoria que me cabe a honra de integrar 08-09-2018 | 10:05
Carla Costa achei curioso que apos a excelente intervençao de Dr Nuno Morais Sarmento em que este referiu que aquilo que diferencia o PS do PSD é a liberdade que este ultimo permite a cada um de nos construir o proprio projeto pessoal de acordo com as suas convicçoes, caracteristicas pessoais de oportunidades e nao se subjugar as vontades do coletivo; alguns elementos da organizacao da UV "venderam" a ideia de que a realizacao de um determinado tipo de exercicios fisicos seriam promotores do alivio do stress, incentivando assim todos a seguirem aquelas indicaçoes. Gerou-se assim a criacao de uma pressao coletiva sobre a vontade individual, contrariando toda a ideologia defendida. 05-09-2018 | 17:48
Gustavo Ambrósio No jantar em que temos como anfitrião o grupo azul, a Sofia recebe os Parabéns com um bolo azul (fenomenal) 06-09-2018 | 10:00
Maria Castro Em noite de Gala do Boneco, o prato ter a cara de um boneco 🤣;;👌;; 06-09-2018 | 20:55
Ricardo Gago Achei curioso (e inscrevi-me para o comentar na sessão mas não tive hipótese de intervir por limites de tenpo) que ambos os oradores encaravam com naturalidade o desfecho das legislativas de 2015, onde os eleitores votaram maioritariamente (quando comparado com as outras forças políticas) no PSD/CDS mas “levaram“ em vez disso com a geringonça. Nomeadamente no facto que defendem, tanto para o sistema uninominal como para as listas abertas a pertinência do eleitor saber exactamente em quem votou. Não houve em 2015 então uma quebra desta mesma máxima? Queremos mudar o sistema eleitoral para evitar quebras de confiança ao nível dos candidatos mas ignoramos as jogadas aos níveis dos partidos. Usando a terminologia anedótica do Dr. Ribeiro e Castro, os eleitores quando votaram na coligação sabiam o que ia no bitoque, mas quantos votariam no PS se soubessem que o seu Cozido à Portuguesa ia ser combinado com robalos do BE ou sardinhas do PCP. Obrigado. 06-09-2018 | 14:23
João Diogo Caldeira A ementa estar escrita no invólucro que envolvia o guardanapo. 04-09-2018 | 01:33
Maria Castro Os calendários da Oficina do Mestre Carolino. 🤣;; 06-09-2018 | 20:34
Pedro Taborda Que seja dado aos alunos todas as oportunidades de "destaque" e preparação para vários momentos que envolvem acções políticas, mesmo que indiretamente: jantares, brindes, etc 08-09-2018 | 21:13
Rita Miranda Coelho Que a gravata do Dr. Carlos Coelho seja da cor do grupo anfitrião do jantar 04-09-2018 | 21:24