Área Pessoal
PARTICIPANTES
 
 
     
 
  Ricardo Gago
   
Grupo Encarnado
Distrito:
Faro
Concelho:
Olhão
Hobbie:
Ténis
Animal:
Gato
Comida:
Cozido à Portuguesa
Música:
Reasons & Persons
Livro:
The Mind & Society - V. P.
Filme:
Matrix
Gostaria de Ser:
Mais ativo, mais integrado e mais produtivo na política
     
    Pergunta a ...
   
Marcelo Rebelo de Sousa
É reconhecido como um dos políticos mais populares dos nossos dias. Sente algum constrangimento ou tensão entre a necessidade de manter uma relação de proximidade com o eleitor e o desempenho das suas funções enquanto presidente da República Portuguesa?
Não. Sou como sou. Professor de Direito e institucionalista. E, ao mesmo tempo, próximo das pessoas, como sempre fui, enquanto professor, militante em IPSS e Misericórdias, e, depois, enquanto interveniente na comunicação social.Tento conjugar as duas dimensões do exercício do cargo.
José Manuel Durão Barroso
O que veio primeiro? O europeu ou a Europa? Quais as consequências da resposta para os dias de hoje?
Fernando Negrão
Desde já o conhecimento do trabalho efectuado em prol do PSD nesta altura de adversidade politica. Afirmou na sua apresentação que o PSD nacionaliza quando é preciso nacionalizar ou privatiza quando é preciso privatizar. Como defender esta posição centrista de uma forma que não demonstre possível indecisão ideologicamente perante o eleitor?
    Achei Curioso
   
  • Achei curioso (e inscrevi-me para o comentar na sessão mas não tive hipótese de intervir por limites de tenpo) que ambos os oradores encaravam com naturalidade o desfecho das legislativas de 2015, onde os eleitores votaram maioritariamente (quando comparado com as outras forças políticas) no PSD/CDS mas “levaram“ em vez disso com a geringonça. Nomeadamente no facto que defendem, tanto para o sistema uninominal como para as listas abertas a pertinência do eleitor saber exactamente em quem votou. Não houve em 2015 então uma quebra desta mesma máxima? Queremos mudar o sistema eleitoral para evitar quebras de confiança ao nível dos candidatos mas ignoramos as jogadas aos níveis dos partidos. Usando a terminologia anedótica do Dr. Ribeiro e Castro, os eleitores quando votaram na coligação sabiam o que ia no bitoque, mas quantos votariam no PS se soubessem que o seu Cozido à Portuguesa ia ser combinado com robalos do BE ou sardinhas do PCP. Obrigado.
  •