Marcelo Rebelo de Sousa
A Presidência da República é o mais alto cargo que um cidadão pode ambicionar excercer. Face à atual situação governativa e ao estado do país, continua a considerar que precisamos "dos afetos" ou mais de ação? Há muitas outras missões tão ou mais importantes do que a
de Presidente da República. Todas elas exigindo racionalidade
e afeto. E, claro, ação. Separar o que deve estar junto é
artificial.
Margarida Balseiro Lopes
A JSD é feita por jovens e para os jovens. É uma estrutura com histórias de sucesso em prol da juventude portuguesa que deve saber aproximar.se das sucessivas gerações. Numa era digital, onde a nossa atenção e foco prece mudar em segundos, como manter a juventude focada nos problemas que a afetam e irão afetar É fundamental que a JSD seja uma estrutura mais moderna, digital, adaptada ao séc. XXI, que seja líder na comunicação social, nas redes sociais, para que consigamos ser a melhor estrutura política a comunicar em Portugal. Para tudo isto, a JSD tem de falar dos problemas que preocupam verdadeiramente um jovem em Portugal, mas também tem de falar dos temas que vão dominar a agenda nas próximas décadas. Daí a necessidade de falarmos da Escola do Futuro, do Rendimento Básico Incondicional, do mercado de trabalho e do impacto que terá a revolução tecnológica, etc.
Ana Rita Cavaco
Enquanto Bastonária de uma Ordem profissional (que tem tido um papel ativo em negociações com o governo) considera que as ordens profissionais se devem sobrepor aos sindicatos nestas matérias ou aliarem-se? Deixe-me, antes de mais, dizer-lhe que não tenho tido um papel
activo nas negociações em curso. Tenho, sim, acompanhado e
apoiado as greves e protestos dos Enfermeiros porque estão em
causa justas reivindicações e porque se trata de questões basilares
que afectam o exercício profissional.
A Ordem dos Enfermeiros tem um papel e os sindicatos têm outro. À
Ordem compete regular o exercício da profissão e aos sindicatos
compete negociar a carreira e convocar greves.
Todos os Enfermeiros estão unidos por um objectivo comum. Por
isso, Ordem, Sindicatos e Enfermeiros estão de acordo no essencial.
Poderá existir divergências de forma que, estou certa, serão sempre
ultrapassadas.
Filipa Roseta
Como considera a taxa de participação de jovens (filiados num partido ou não) em órgãos de decisão política? E que medidas se pode seguir para que aumente o número de eleitos abaixo dos 30/40 anos? Considero que precisamos de mais. Falem dos temas que os preocupam que os cargos veem!
Carlos Silva
Quais as capacidades dos sindicatos para defenderem os interesses de profissões mais tecnológicas, atuais e do futuro? A capacidade dos sindicatos acompanha a evolução do fator
“trabalho” e dos fatores de produção no sentido de se adaptarem às
várias realidades com que são confrontados.
Leonor Beleza
Dra. Leonor Beleza foi Secretária de Estado da PCM, Ministra da Saúde e atualmente está como Presidente da Fundação Champalimaud. Conhece, por isso, o que envolve o trabalho político e administrativo na pasta da saúde. Gostaria de lhe perguntar quais considera as reformas necessárias nesta área para aliar a tecnologia e cuidado médicos acessíveis a todos, bem como se concorda com uma delegação de competências na saúde, aos municípios ou distritos.
David Justino
É certo e sabido que a educação é um pilar das sociedades e das pessoas nas suas formações e desenvolvimento. Considera urgente apostar, nas escolas, na promoção do desenvolvimento da saúde mental e bem-estar dos alunos como promotores de aprendizagem?
António Vitorino
Sendo alto responsável pela Organização Internacional para as migrações como olha para a atual atuação da União Europeia face ao fluxo migratório que tem? Mais, qual é para si a importância de reintegrar, pela educação e cultura, os acolhidos?
Joana Balsemão
Quais são os passos que devemos tomar para preservar o ambiente e, grosso modo, o nosso estilo e nível de vida?
Fernando Negrão
O PSD é um partido essencial à democracia e país. Numa altura pela em fakenews, populismo e afins, qual a forma mais direta e inovadora para comunicar com os portugueses?
Alves Monteiro
O PSD, à altura da sua fundação, com a designação PPD tem como figura cimeira Francisco Sá Carneiro. Como considera que pode o Instituto Francisco Sá Carneiro aproximar-se das pessoas, com os novos desafios da era digital, trazendo respostas às preocupações das pessoas ao mesmo tempo que "mantem atual" o legado de F. S. Carneiro.
Achei Curioso
Os participantes chegarem ao hotel e das primeiras coisas que notam são as bandeiras de cada equipa hasteadas na fachada do edifício
Que fosse cedido aos alunos fichas triplas, para colmatar a falta de tomadas suficientes.
Que seja dado aos alunos todas as oportunidades de "destaque" e preparação para vários momentos que envolvem acções políticas, mesmo que indiretamente: jantares, brindes, etc
Sugestões
Considero que seria oportuno ajustar os tempos das aulas, de forma a que existam mais momentos de trabalho, à semelhança do workshop "Escrita de Discursos". É uma boa oportunidade de aplicar e experimentar no imediato aquilo que nos é transmitido.
Podem existir temas mais difíceis do que outros de passar a uma parte mais prática, mas seria uma boa oportunidade de "mexer" com a aprendizagem.
Incluir um pequeno separador ou bloco de citações de estadistas e políticos de renome, para inspiração na escrita de discursos; seria também útil que este segmento, a existir, tivesse espaço para escrever as citações de que mais gostámos de ouvir na UV
Incluir uma aula sobre sistemas políticos que existam na Europa, em comparação com o nosso. Isto é: explicar em que consiste o sistema semi presidencialista em vigor em Portugal, as suas vantagens, desvantagens, outras particularidades, etc e explicar os outros (Federal, Presidencialista, Parlamentar, etc)
Sugeria um momento no formato TED Talk, onde os grupos poderiam explicar/apresentar uma ideia, um conceito ou um projecto externo/nacional, sobre política. O objetivo seria levar os participantes a refletir em e pesquisarem sobre ideias inovadoras em política ou criarem a sua, discutindo-a com os colegas. Criar conhecimento!
Sendo o ambiente uma área destacada nesta UV e pelo que sei, também em edições anteriores, sugiro disponibilizar-se mais pontos de reciclagem (papel, lixo comum, etc) pelo hotel, para incentivar à reciclagem.
Apesar da agenda da UV ser já preenchida, sugeria uma reorganização de modo a que fosse possível organizar um dia com vários temas a decorrer em paralelo, como em muitos congressos científicos. Creio ser uma forma de dar oportunidade aos alunos de escolherem temas que possam ser mais do seu interesse, a acrescentar às aulas habituais.
Desafio do JUV
Qual é a principal mensagem que o Prof. Salvador Malheiro traz à UV? O clima é um algo a que não podemos fugir e que temos de encontrar formas de "conviver" com ele. Não basta aceitar o aquecimento global e alterações climáticas como algo inevitável, mas apostar em medidas combativas
Completa a frase: "ser social-democrata é..." É acreditar que cada um deve ter igual oportunidade de partida, de se munir das capacidades que acredita necessárias para a sua realização pessoal, projecto de vida e felicidade.
Conheces alunos de anos anteriores da UV? O que te disseram eles sobre este curso de formação política? Sim, da minha concelhia. Disseram que era uma experiência única e que apesar de intensa iria mudar a minha percepção sobre política e intervenção.
Destacaram (e verifica-se isso) a exigência e ritmo alucinante
Conheces alunos de anos anteriores da UV? O que te disseram eles sobre este curso de formação política? Sim, da minha concelhia. Disseram que era uma experiência única e que apesar de intensa iria mudar a minha percepção sobre política e intervenção.
Destacaram (e verifica-se isso) a exigência e ritmo alucinante
Qual foi a principal mensagem que Paulo Rangel trouxe à UV? Que a UE apesar de não ser perfeita deve continuar a ser melhorada e a ser alvo de compromisso. Retenho a mensagem de, mais do que nunca, ser importante relembrar às pessoas a importância da União nas nossas vidas, enquanto impulsionadora do desenvolvido e do progresso