Área Pessoal
PARTICIPANTES
 
 
     
 
  Maria Castro
   
Grupo Castanho
Distrito:
Porto
Concelho:
Felgueiras
Hobbie:
Andar de mota
Animal:
Cão
Comida:
Bacalhau com natas
Música:
Getting Away With It - James
Livro:
Os Despojos do Dia - Kazuo Ishiguro
Filme:
Amigos Improváveis
Gostaria de Ser:
Mãe
     
    Pergunta a ...
   
Filipa Roseta
A transformação digital das cidades pode construir um futuro mais inclusivo e sustentável?
Sim, particularmente na otimização de sistemas de transporte.
António Vitorino
Qual o maior desafio que tem pela frente, enquanto Diretor Geral da OIM?
O maior desafio para a Organização Internacional das Migrações será o de poder activamente contribuir para o reforço da cooperação internacional entre países de origem, trânsito e destino dos migrantes no respeito pela dignidade humana dos migrantes independentemente do seu estatuto legal e muito especialmente por termo à "rota da morte" em que está transformado o Mediterrâneo! As políticas de fechamento ou de empurrar o problema para o vizinho, como defendem os populistas, em especial na Europa, não são resposta para os desafios de um fenómeno migratório que sempre houve e continuará a haver. As respostas populistas criam assim ilusões de que há uma solução fácil, mas quando, mais cedo ou mais tarde, se demonstrar o engano sobre que assentam, deixarão nas sociedades de destino um rasto de frustração e ressentimento que inclusive poderá por em causa a liberdade, a tolerância e a segurança dessas sociedades.
David Justino
O declínio demográfico e o envelhecimento da população são o desequilibro estrutural mais grave em Portugal, e políticas de promoção da natalidade são urgente. No documento do CNE sobre a natalidade propõe o fim do abono de família, que medidas ou propostas podemos esperar nesta área?
O documento do CEN não propõe acabar com o abono de família, antes substituí-lo por um novo modelo de comparticipações, acompanhado da universalização e gratuitidade da educação de infância (dos 6 meses aos seis anos, creche+jardim de infância). Este é um dos pilares do nosso modelo de reequilíbrio demográfico e a principal prioridade. O segundo pilar é o de criar melhores condições para fazer reduzir a emigração (cerca de 100 mil por ano que continuam a sair do país), criando melhores oportunidades de trabalho e de remuneração, e, por último, uma imigração que possa integrar-se com sucesso na sociedade portuguesa.
Leonor Beleza
O feminismo está na moda? Até o Presidente Marcelo diz ser feminista. Sente-se responsável por esse feminismo?
Não é uma questão de moda, é questão de direitos humanos. Bem gostaria de ser um bocadinho responsável!
Ana Rita Cavaco
Defende um pacto para a saúde como solução para a sustentabilidade do SNS. Quem seriam os parceiros desse pacto? E que medidas considera fundamentais?
Defendo um pacto para a Saúde, sim. Aliás, considero essencial um pacto para a Saúde. Precisamos, como País, sem populismos ou demagogias, de decidir quanto queremos gastar com a saúde, na certeza de que não podemos continuar, por exemplo, com uma falta crónica de enfermeiros (faltam 30 mil enfermeiros em Portugal), com uma gestão desadequada de recursos ou numa situação de suborçamentação. Esse pacto de regime só poderia ser feito, ouvidos os parceiros relevantes do sector, com, pelo menos, os partidos com representação parlamentar maioritária, garantindo que, seja qual for o Governo em exercício, não se verificará quaisquer alterações de políticas em relação à Saúde, e, em consequência, estarem garantidos os cuidados de saúde a prestar à população.
José Manuel Durão Barroso
Qual o impacto para as empresas europeias se o Reino Unido sair da UE sem acordo?
Manuela Moura Guedes
Tendo em conta a sua experiência, pode o jornalismo em Portugal continuar refém dos interesses do poder político?
Joana Balsemão
Numa época dominada pelos princípios da subsidiariedade e da globalização, o desenvolvimento das sociedades e dos territórios exige organizações autárquicas cada vez mais eficazes e prestadoras de serviços qualificados, capazes de responder adequadamente às exigências e expetativas dos cidadãos do século XXI. Como considera o desempenho do poder local em termos de políticas de sustentabilidade ambiental?
Fernando Negrão
Recentemente foram noticiados factos quanto ao aproveitamento indevido e fraudulento dos donativos e dinheiro público destinado a apoiar as vítimas da tragédia de Pedrógão Grande. Perante isto, que medidas vão tomar os deputados do PSD?
Sebastião Feyo de Azevedo
A ligação das empresas às universidades e os seus centros de investigação é fundamental para a inovação dos processos tecnológicos. Mas existe uma questão que se levanta, quem paga essa investigação? Podem as universidades estarem ao dispor da economia privada? Ou deve existir um modelo de financiamento?
    Achei Curioso
   
  • Os calendários da Oficina do Mestre Carolino. 🤣;;
  • Em noite de Gala do Boneco, o prato ter a cara de um boneco 🤣;;👌;;
  • Em noite de Gala do Boneco, o prato ter a cara de um boneco 🤣;;👌;;
  •     Sugestões
       
  • Os 100 participantes da UV tem 8 aulas, uma sessão de abertura, assembleias e a sessão de encerramento, o que me faz pensar que no mínimo são precisos 1000 copos para esta semana. Consciente do problema ambiental dos plásticos descartáveis, sugiro que em edições futuras, seja oferecida uma garrafa reutilizável, como brinde, onde cada participante pode encher a sua garrafa no início das sessões, reduzindo também assim o desperdício de água.
  •     Desafio do JUV
       
    Qual é a principal mensagem que o Prof. Salvador Malheiro traz à UV?
    A principal mensagem que o Prof. Salvador Malheiro traz à UV é a irresponsabilidade do atual governo socialista, com a falta de preparação do Plano Nacional de Energia e Clima 2030, um documento estrutural e de grande importância para o futuro.
    Qual é a principal mensagem que o Comissário Carlos Moedas traz à UV?
    A principal mensagem do Comissário Carlos Moedas deixa nesta UV é a necessidade de sincronização da política com a economia, com vista ao combate das desigualdades.
    Completa a frase: "ser social-democrata é..."
    Ser Social democrata é colocar em prática os valores fundamentais da social democracia: a liberdade, igualdade, justiça social e solidariedade, numa cidadania participativa.
    Conheces alunos de anos anteriores da UV? O que te disseram eles sobre este curso de formação política?
    Sim. Disseram-me que não podia sair da JSD sem participar na UV. Para muitos com quem falei, uma das melhores semanas que viveram na política, pela qualidade da formação, e pelo enriquecimento pessoal que esta semana teve nas suas vidas.
    Qual foi a principal mensagem que Paulo Rangel trouxe à UV?
    A Europa precisa de um projeto para o nosso tempo apesar das incertezas dos dias de hoje, projeto esse assente fundamentalmente no diálogo, e com a coragem de sermos Pró - europeístas.
    Descreve a UV numa palavra
    GENIAL :-)
         
        YouFotos