Margarida Balseiro Lopes
Bom dia Margarida.
Tendo em conta que a questão da paridade de gênero está em discussão no parlamento cabo-verdiano, a minha pergunta acentua precisamente nesta ponto, há paridade de gênero no parlamento Português? E em relação a JSD, as mulheres se interessam?? Paticipam?? Há mais de 30% de mulheres no Parlamento porque existe a lei da paridade, de outro modo seria muito inferior. Infelizmente, há razões culturais e formas de funcionamento dos partidos, entre outras razões, que ajudam a explicar a sub-representação.
A Cidadania implica igualdade, tanto uma igualdade ao nível dos direitos como dos deveres. É precisamente essa a ideia que a paridade pretende imprimir. A política para ser verdadeira tem de ser fiel a todos e a todas e às suas necessidades, uma vez que as decisões afetam toda a comunidade.
Tendo sido a lei da paridade um contributo fundamental para a promoção das mulheres na atividade política, verifica-se ainda uma sub-representação do género feminino. Desejavelmente a lei da paridade deve apenas vigorar enquanto for necessária para a promoção da paridade que de outra forma não existiria.
Na JSD temos atualmente mulheres em cargos importantes na estrutura, mas este é um caminho que tem de continuar a ser feito.
Margarida Balseiro Lopes
Como é ser uma líder mulher num meio onde o homem domina (de uma certa forma a política é vista mais pelo rosto feminino) como é ser uma líder de um movimento tão grande como a JSD? É um enorme orgulho. Reconheço a circunstância histórica de ser a 1.ª mulher a liderar a estrutura, mas na medida em que isso possa permitir incentivar mais jovens mulheres a participar mais ativamente na JSD. Há várias mulheres que também assumiram posições de destaque, a Secretária-Geral e a Presidente de Mesa, por exemplo, e isso é a prova de que a estrutura está a evoluir e qualquer um dos géneros chega a posições de destaque na estrutura.
Achei Curioso
As emendas do jantar, a cor varia de acordo com o grupo anfitrião da noite.
Desafio do JUV
Completa a frase: "ser social-democrata é..." É ter a liberdade para viver a diferença.