Área Pessoal
PERGUNTA A ...
 
 
     
Sebastião Feyo de Azevedo
 
João Calmeiro
Qual considera ser a importância de fomentar a sinergia e colaboração entre a academia e o tecido empresarial, focando a translação de conhecimento criado nas universidades até à sociedade produtora? Como aumentar esta colaboração?
Total ! E digo o que faço. Há 25 anos doutorei pessoas em total colaboração com a Indústria. Relativamente ao aumento da colaboração nunca esquecer que são precisos dois para dançar o tango. os governos têm que fomentar o emprego científico nas empresas. As empresas têm de receber doutorados porque eles são necessários para criar nas empresas pontes com as universidades.
Sabrina Nunes
No estrangeiro, a formação dada aos jovens portugueses é considerada de excelência. Considera que os nossos formados são desvalorizados no próprio país devido à falta de oportunidades e de acordo com a taxa de emigração?
Não considero. Em primeiro lugar os nossos jovens são valorizados no estrangeiro porque têm formação muito boa e grande capacidade de adaptação tímida dos portugueses. Em Portugal sofrem do nosso défice de racionalismo funcional a nível colectivo, e potencialmente a sua acção tem menos impacto do que teria num ambiente colectivo mais organizado.
Eva Brás Pinho
Uma vez que os doutoramentos têm um cariz essencialmente de investigação ao passo que os politécnicos estão orientados para o ensino mais prático, faz sentido a exigência de doutoramentos em politécnicos?
Francisco Miranda
Considera que a privatização dos serviços de educação pode ser uma solução adequada para os problemas que actualmente se verificam? Isto é, a gestão das escolas ser assegurada pela iniciativa privada e o Estado substituir a prestação de serviços de educação aos cidadãos que comprovadamente não têm condições económicas para pagar?
Joana Garrido Amorim
O Governo quis incentivar a interioridade através da redução de vagas, no Ensino Superior, nas Universidades do Porto e Lisboa - 5%, equivalente a 1066 lugares. No entanto, foi registado um aumento de vagas nas Universidades do Minho, Aveio e Coimbra, contradizendo o objetivo de atração do interior. Qual o seu comentário em relação a esta matéria?
João Pedro Órfão
Em que medida as universidades em Portugal se estão a adpatar às novas tecnologias?
Como se pode adaptar as aulas e o seu método de ensino às novas gerações?
Maria Castro
A ligação das empresas às universidades e os seus centros de investigação é fundamental para a inovação dos processos tecnológicos. Mas existe uma questão que se levanta, quem paga essa investigação? Podem as universidades estarem ao dispor da economia privada? Ou deve existir um modelo de financiamento?
Matilde Carvalho
Em Portugal é dificil conseguir uma bolsa para o doutoramento e ao mesmo tempo é dificil encontrar emprego na área da investigação. Qual o primeiro passo para reverter estas situações que infelizmente afetam jovens que se sentem obrigados a sair de Portugal para se sentirem realizados
Pedro Melo Lopes
Com que olhos vê o envelhecimento do corpo docente das universidades públicas, a dificuldade de contratação de novos doutorados, a falta de bolsas de investigação e a constante derrapagem no financiamento do Ensino Superior?
Rita Miranda Coelho
Enquanto alguém que esteve à frente de uma das maiores e melhores universidades públicas do País, o que pensa sobre o facto de estar proposto que as instituições politécnicas passem a poder lecionar e a conferir graus de doutoramento?
Sara Carneiro
Tendo em conta as perspetivas que indicam que, daqui a 15 anos, as profissões que decorrem dos cursos leccionados atualmente não terão aplicabilidade pensa que é uma realidade ou apenas uma hipérbole?